Série Especial: Programas de Extensão

UNATI – Unesp/Bauru: inserção do idoso na Universidade

Projeto da FAAC oferece atividades para a terceira idade desde 2001

Laís Papa

O Universidade Aberta À Terceira Idade (UNATI) é um projeto social que busca inserir o público idoso na universidade por meio do oferecimento de várias oportunidades e cursos. A iniciativa é ligada à Pró-reitora de Extensão Universitária (PROEX) e cada câmpus da UNESP possui uma unidade do projeto.

Laís - UNATI UNESP Bauru inserção do idoso na Universidade IMAGEM 2

No câmpus de Bauru, o UNATI é um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) e promove a inserção do idoso na Academia por meio da participação em atividades físicas, artísticas e culturais. Como é um projeto social, todos os universitários podem participar como voluntários, sendo que um deles é contemplado com uma bolsa PROEX.

A atual coordenadora do projeto, Profa. Dra. Thaís Yamada, que dá aula no curso de Artes Visuais da FAAC, relata que ter uma maior visibilidade em Bauru e região está entre os planos do projeto. Além disso, uma parceria com professores de vários departamentos para o oferecimento de mais atividades, como cursos de dança, línguas e economia, é um ponto central que também será trabalhado nos próximos anos.

Laís - UNATI UNESP Bauru inserção do idoso na Universidade IMAGEM 1

Atualmente, o UNATI – Unesp/Bauru conta com quatro principais projetos: Idoso Ativo (atividades físicas); Terceira Idade Digital (ensino de informática); Rejuvenescendo com Arte (ensino de artesanato e pintura) e Ativa Parkinson. Podem participar idosos acima de 60 anos e as inscrições são gratuitas. As atividades ocorrem no campus da Unesp em Bauru ou em locais parceiros do projeto.

Deixe seu comentário